Você sabe o que Musicoterapia e quais são os benefícios?

Você sabe o que Musicoterapia e quais são os benefícios?

Passamos grande parte do nosso dia ouvindo música. Seja na rua, no carro e até nos estabelecimentos comerciais que frequentamos. Todo mundo utiliza da música em alguma ocasião. É impossível não ter um estilo favortito. Mas e quando a música ajuda a solucionar problemas de saúde?

O que é Musicoterapia e quais são os seus benefícios?




A Musicoterapia por exemplo é a ciência paramédica que é usada em tratamento para doenças psíquicas ou psicossomáticas em pacientes, fazendo uso de música.

A musicoterapia surgiu em 1944, nos Estados Unidos, embora haja evidencias em papiros que médicos egípcios, como os encontrados pelo antropólogo francês Vlander petkie no século 19. Por volta de 1500 A.C ele identificou que a música era mencionada para provocar fertilização nas mulheres, como se fosse um estímulo que as auxiliava para se tornarem férteis.

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.
A música com determinado ritmo ,melodia e harmonia, contribui para a expressão corporal e a comunicação verbal. Aumenta também a capacidade respiradora, combate o sintoma de stress, provoca relaxamento e estimula a coordenação motora, auxiliando até mesmo o tratamento de dores de cabeça e enxaqueca.




E não para por aí! Os distúrbios de comportamento, doenças mentais e autismo podem ter ajudados e terem melhoras significativas com musicoterapia. Em pacientes hipertensos, por exemplo ela faz controlar a pressão arterial, e acalma.

Muitos psicólogos usam a musicoterapia para tratar pacientes com síndrome de pânico e traumas. Os resultados são bastante positivos. e muitos deles interagem com a música inclusive até cantando e tocando instrumentos. Mediante o paciente são é um tratamento muito favorável e agradável para auxiliar na cura de certas doenças.

Para fazer musicoterapia é ideal procurar um profissional capacitado da área, conhecer o tratamento para a sua doença com o profissional e todos benefícios. Mas antes de tudo sempre levar em consideração que antes deve-se passar por um médico, pois nem todas doenças são tratáveis com musicoterapia.

Deixe um comentário